distanciamento controlado

Região de Santa Maria é classificada novamente em bandeira vermelha pelo governo do Estado

data-filename="retriever" style="width: 100%;">


Foto: Governo do Estado (reprodução)

Pela quinta semana consecutiva, a região de Santa Maria figura na bandeira vermelha do mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Isso significa que a cidade está classificada, nesta 34ª rodada, em risco alto de contágio de coronavírus. Até domingo, o Estado pode receber recursos para a reclassificação.

Sobre a possibilidade de entrar com recurso sobre a classificação do Estado, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) afirmou que, primeiro, irá consultar o Comitê Estratégico de Acompanhamento do Covid-19 para verificar possíveis dados a serem revisados.

- Nós vamos fazer avaliação do cenário e faremos uma reunião com o Comitê. Vamos ver se tem algum dado incosistente que possa fundamentar o recurso. Se tiver, vamos fazer. Mas a verdade é que estamos em um momento muito delicado, como nunca estivemos. Aumentou muito a velocidade de contaminação e ocupação dos leitos de UTI. A gente vai recorrer se realmente houver dados inconsistentes - salientou Pozzobom.

Estado tem 2.294 novos casos da Covid-19 e mais 31 óbitos

Já o chefe da Casa Civil de Santa Maria, Guilherme Cortez, ressalta que a tendência do município é de não recorrer da decisão. De acordo com Cortez, a bandeira vermelha revela a situação epidemiológica atual da cidade, em que a ocupação de leitos ainda segue alta.

As regiões de Taquara, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Pelotas, Bagé e Guaíba foram classificadas como bandeira laranja. Todas as outras 15 regiões foram consideradas com risco alto de contágio, ou seja, bandeira vermelha. 

OCUPAÇÃO DE LEITOS 
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a região de Santa Maria (R01 e R02) encontra-se com uma taxa de ocupação de 84.2%. Dos 139 leitos disponíveis, 117 estão ocupados. 

Conforme o boletim estadual divulgado nesta sexta, às 17h06min, a ocupação de leitos de UTI está em 85,7% somente na cidade de Santa Maria. Dos 119 leitos disponíveis, 102 estão ocupados. No Estado, a ocupação na tarde de sexta era de 80,7%. 

REGRA 0-0
Por não registrar novos óbitos ou novas internações nos últimos 14 dias, há municípios que podem adotar regras menos rígidas. Na região de Santa Maria, são 12 cidades que podem ter normas da bandeira laranja:

  • Cacequi
  • Capão do Cipó
  • Dilermando de Aguiar
  • Formigueiro
  • Itacurubi 
  • Ivorá 
  • Jari 
  • Mata
  • Nova Esperança do Sul 
  • Quevedos
  • São João do Polêsine
  • Vila Nova do Sul

*Colaboraram Ian Tâmbara e Mauricio Araújo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria tem 1,6 mil casos ativos de coronavírus

Estado tem  2.294 novos casos da Covid-19 e mais 31 óbitos Próximo

Estado tem 2.294 novos casos da Covid-19 e mais 31 óbitos

Saúde